A importância da paleta de cores no design de interiores
janeiro 25, 2018
“A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.” (Wikipedia)
Foto: homedsgn |
Não há dúvidas de que a definição da paleta de cores no design é um dos primeiros e mais importantes passos na definição de um projeto. A grande dúvida geralmente surge não só na definição como na combinação das cores para geração da paleta.
Antes de tudo precisamos compreender o básico da teoria de cores, vamos começar pelo círculo cromático de Isaac Newton:
De forma bem básica, as cores se dividem em Primárias (cores puras: magenta, ciano e amarelo), Secundárias (obtidas através da mistura das primárias, por exemplo laranja, verde e violeta) e Terciárias (mistura de secundárias e primárias).
As cores complementares são combinações de cores opostas, ou seja, verificando no círculo de newton, são cores que se posicionam de forma oposta.
Paletas criadas com cores complementares oferecem extremo contraste, exprimem ousadia no ambiente. Exemplo de cores complementares:
Exemplo de aplicação de cores contrastantes:
Compreender cores quente e frias também ajuda na definição de uma paleta, adaptando o tipo de ambiente a sua finalidade funcional e pessoas que frequentarão o local, moradores no caso de projeto residencial, funcionários de um escritório ou público alvo no caso de um projeto comercial.
A combinação de cores também é leva em consideração o gosto pessoal do cliente, cores ousadas e contraste trazem alegria e descontração ao ambiente, enquanto que tons neutros traduzem sofisticação e sobriedade.
Uma paleta que traz um equilíbrio entre os tons neutros e cores vivas é bastante utilizada no design, trazendo um ar aconchegante e nada monótono aos espaços.
Uma grande dica na criação de paletas é a observação da natureza, a partir da cor central escolhida é possível verificar a combinação de tons e variações, nossa grande mãe nunca erra!
E vocês tem alguma dica de como combinar cores?
0 comments